PROJETO BLOGUEIRO MIRIM

27 de mar. de 2010

PRESERVAÇÃO DA NATUREZA / RECICLAGEM
A Natureza está em perigo, devido à falta de sensibilidade do homem. Se queremos preservar o nosso planeta, cabe a cada um de nós fazer a sua parte no dia-a-dia, agindo e informando sobre a importância de evitar o desperdício de água, energia, combustível, papel, alimentos e outros recursos, além de incentivar a redução do lixo, o reaproveitamento e fazendo uma escolha seletiva e um consumo responsável.

Vivemos numa época em que a maioria dos produtos é descartável, ou seja, as embalagens ou produtos utilizados têm uma duração de vida muito curta, são feitas para usar e jogar fora. Diariamente, cada um de nós é responsável pela produção de cerca de 1,3 kg de resíduos. No final de um ano, são quase 500 kg.
Somando toda a produção mundial, os números tornam-se assustadores.

Isto mostra que um dos maiores problemas ambientais enfrentados na atualidade é o que fazer com o lixo.
O lixo contribui para a poluição visual, do ar, do solo e da água. Indiretamente pode atingir o ser humano através de doenças transmitidas por pragas, insetos ou animais, cuja cadeia alimentar se faz no lixo.

VEJA O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DE ALGUNS RESÍDUOS SÓLIDOS:

Teoricamente, todo lixo produzido pode ser reutilizado ou reciclado, somente alguns produtos ficam fora do processo por questões de segurança ou dificuldade de manuseio.

A Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de um material no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado. A reciclagem permite uma diminuição no impacto ambiental, já que limita a a extração de matéria prima na natureza, permite um menor consumo de energia, menos lixeiras e incineradoras e uma redução da poluição.


DICAS DE RECICLAGEM:

1. Reciclar o vidro. Calcula-se que a reciclagem de 1 tonelada de vidro poupa 65% da energia necessária à produção da mesma quantidade.
2. Ser econômico: poupar papel, usando o outro lado para tomar notas ou fazer rascunhos. Um terço do consumo de papel destina-se a embalagens. E alguns têm um período de uso inferior a 30 segundos.
3. Reutilizar o papel de embrulho.
4. Dar presentes úteis. Procurar descobrir o que os familiares estão precisando ou querendo comprar na ocasião.
5. Preferir consertar a substituir objetos.
6. Regular o carro para poupar combustível.
7. Sempre que possível, reduzir o uso do carro. Para pequenas distâncias, ir a pé. Partilhar o carro com outras pessoas e sempre que for possível optar pelos transportes públicos.
8. As fotocopiadoras e as impressoras a laser utilizam cassetes de toner de plástico, que frequentemente têm de ser substituídas. Contactar uma empresa que recicle esse plástico ou que o use novamente.
9. Doar roupas, brinquedos, livros e outros objetos que não têm mais utilidade para nós, mas que podem ser úteis para outra pessoa.
10. Se levar sacos de supermercado para casa, reutilize-os como sacos de lixo, mas use com bastante moderação, pois a decomposição leva 100 anos.
11. Antes de sair de casa, fazer uma lista do que é preciso comprar, evitando compras por impulso. Comprar somente a quantidade que se vai consumir.

COMO SEPARAR O LIXO:
 
O primeiro passo é separar as embalagens usadas por tipo de material e prepará-las para a sua colocação em ecopontos ou ecocentros.

- Para evitar mau cheiro em casa, passar água em algumas embalagens.
- Sempre que possível, devem amassar as embalagens para reduzir o espaço.
- É importante retirar as rolhas e as tampas sempre que são feitas de outros materiais, diferentes da embalagem em si.
- Depositar também no ecoponto o saco que se utilizou para transportar as embalagens.

A maior parte dos resíduos que nós produzimos são reaproveitáveis através da reciclagem. Após a separação do lixo doméstico, este deve ser depositado nos Ecopontos. Para facilitar a colocação correta dos materiais nos diferentes contentores do Ecoponto, foi criado um padrão internacional de cores para os resíduos recicláveis.

Os Ecopontos estão divididos por três cores, associadas aos diferentes tipos de material.

Plásticos e metais para o contentor amarelo, papel/cartão para o azul e vidro para o verde. As embalagens de madeira, por se tratarem de embalagens menos frequentes, apenas podem ser depositadas nos ecocentros.

Postado por DOUGLAS DE LUCCA
Blogueiro Mirim da Turma SS
Professora Juliana Bittencourt

0 comentários:

Image du Blog perolascraps.centerblog.net